Buscar
  • gtantiga

"Podcasts da Esboços" sobre História Global e História Romana, com Zé Knust (docente, IFF)




O Podcast Esboços entrevista Zé Knust (docente, IFF-Macaé), sobre o artigo "Os Pláucios, a emancipação da plebe e a expansão romana: conectando as histórias interna e externa da República Romana".


José Knust, professor de História do Instituto Federal Fluminense, campus Macaé, propõe uma abordagem diferente sobre os primórdios da História da República Romana em artigo publicado na Revista Esboços, argumentando que as grandes transformações institucionais internas da República e a expansão militar e territorial romanas serão mais bem explicadas caso sejam analisadas em conjunto. O artigo compõe o dossiê “Toda história é história conectada?” do v. 26, n. 42, maio/ago. 2019 da revista Esboços: histórias em contextos globais e argumenta que a divisão tradicional entre história interna e externa de Roma acaba por nos impedir de ver conexões e simbioses entre processos que se dão em escalas geográficas diferentes.

As narrativas históricas sobre os primeiros séculos da República Romana são dominadas por dois processos históricos fundamentais. Internamente, a luta entre patrícios e plebeus gera transformações sociais e políticas, resultando naquilo que se costuma chamar a “emancipação da plebe” – isto é, a superação por parte deste grupo das limitações sociais e políticas impostas pelos patrícios. Externamente, as conquistas militares romanas são o motor de uma impressionante expansão territorial, fazendo da Cidade-Estado o centro de poder de um enorme sistema político.

Knust questiona a separação estanque entre essas duas narrativas. Seu estudo de caso é a atuação política da família dos Pláucios, que consegue chegar aos mais prestigiosos cargos da República graças à emancipação da plebe e que comanda legiões romanas em diversas guerras ao sul de Roma. Seu estudo mostra que, superando a separação entre história “interna” e “externa” de Roma, a expansão romana e a emancipação da plebe podem ser entendidas como aspectos de um mesmo processo histórico: a rearticulação política entre grupos de poder na Itália central tirrênica.


Disponível também no SpotifyiTunes e no Google Podcasts.


A entrevista é conduzida por Bruna Vitória Grando (Iniciação Científica, UFSC)

75 visualizações